Na semana da Consciência Negra, relembramos a história e a luta dos negros pelos direitos humanos no Brasil. A data 20 de novembro, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695, que lutava pelo fim da escravidão
Show Danna Lisboa @ Centro Cultural São Paulo – 17/11, sexta, 19h – GRÁTIS
https://www.facebook.com/events/132381000845796/
A cantora trans negra e periférica chega com tudo para fazer coro junto a essa geração de excluídos que não aceitam mais o papel social que o machismo e o preconceito impõem.
Linha de Cor – Casa Mário de Andrade – 18/11, sábado, 16h – GRÁTIS
Com repertório afro-jazz e liderada pelo guitarrista e compositor Daniel Oliva, a apresentação homenageia o poema “Nova Canção de Dixie”, de Mário de Andrade. Escrito em 1944, tem versos que tematizam o preconceito e a perseguição racial contra os negros dos Estados Unidos nos anos 1940.
Maracatu Ouro de Congo – Sesc Santo Amaro – 18/11, sábado, 17h – GRÁTIS
O grupo traz a batida do Baque Virado, louvando os Pretos Velhos, saldando os Orixás, um grupo filho das Nações do Maracatu Porto Rico e Encanto do Pina, nascido em São Paulo, fundado em 2010 na região sul da cidade. O Maracatu Ouro de Congo irá se misturar ao rap e às composições de Salloma Salomão.
Luana Bayô – Sesc Santo Amaro – 20/11, segunda, 17h – GRÁTIS
A cantora e compositora apresenta seu repertório de músicas autorais, que passam pelo universo da cultura dos terreiros de candomblé, samba, congada, jazz e funk.
Mart’nália – Sesc Dom Pedro II – 20/11, segunda, 18h – GRÁTIS
Com oito canções inéditas e seis regravações, + Misturado é o nome do novo álbum de Mart’nália, uma homenagem às muitas misturas que a artista fez em sua trajetória. Nele, a carioca põe a voz rouca e suingada a serviço de sambas, partidos altos e canções de levada africana, escritas por nomes como Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e o congolês LokuaKanza. Destaques para as faixas: Ninguém conhece ninguém (Martinho da Vila), Se Você Disser Adeus (Geraldo Azevedo) e Libertar (Mart’nália/ Arthur Maia / Zélia Duncan / Ronaldo Barcellos).
Rincon Sapiência – Auditório Ibirapuera – 20/11, sábado, 18/11 – R$ 20 | Sesc Itaquera – 20/11, segunda, 16h – GRÁTIS
No repertório, A Coisa tá Preta, Ponta de Lança e Meu Bloco, músicas do disco de estréia. Entre as canções, destaca-se a exaltação da afrodescendência, a exemplo do título do disco, uma referência ao personagem mítico Galanga, monarca africano que, ao ser escravizado e trazido ao Brasil, conseguiu libertar a si e a outros escravos, ficando conhecido como Chico Rei. Produzido pelo próprio rapper, o disco conta com coprodução e mixagem do experiente William Magalhães, líder da Banda Black Rio, e masterização de Arthur Joly.
EXPOSIÇÃO
Exposição Negros Indícios – Caixa Cultural – de 7/10 a 17/12, terça a domingo, das 9h às 19h – GRÁTIS
Exposição gratuita de fotografias, vídeos e performances de artistas afrodescendentes de diferentes regiões do país, refletindo questões afro-brasileiras. Obras de Antônio Oba (DF), Caetano Dias (BA), José Manuel Feliciano (PE) e outros, com curadoria de Roberto Conduru. Ciclo de performances nos dias 18 e 19/11 às 15h, com entrada franca.
(Re)conhecendo a Amazônia Negra – Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta – Caixa Cultural – de 7/10 a 17/12, terça a domingo, das 9h às 19h – GRÁTIS
A exposição gratuita de fotografias promove a memória da população negra amazônica e o reconhecimento de seu legado para a região norte. Além da mostra, será realizado um debate com a presença da fotógrafa e curadora Marcela Bonfim, no dia 11/11, com entrada franca.
Expoentes Negros – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – 1 a 30/11, das 9h às 20h – GRÁTIS
Exposição com fotografias de Sheila Falcão, Júnior Alves e Rodrigo Santos, que retratam pessoas negras que se destacaram em diversas áreas do conhecimento.
Mural Tons da Terra Mãe – Fábrica de Cultura Jaçanã – 17/11, sexta, das 10h às 17h – GRÁTIS
Projeto do artista Alexandre Keto mostra a vivência em cinco países africanos por meio do graffiti, a fim de questionar e conscientizar a importância destas regiões para a construção de identidade da juventude brasileira.
CINEMA
Semana de Filmes: Histórias do Continente Africano – Fábrica de Cultura Brasilândia – 14 a 17/11, terça a sexta, horários diversos
As produções cinematográficas que serão exibidas abordam histórias do continente africano e retratam suas diferentes perspectivas culturais e sociais.
Pé no Terreiro – Troca de Saberes – Noite dos Tambores @ Casa Popular de Cultura de M’boi Mirim – 22/11, quarta, 19h
Pé no Terreiro é um ensaio audiovisual sobre os terreiros religiosos e parte da história da luta do povo negro na zona sul de São Paulo. As Trocas de Saberes fazem parte da partilha da pesquisa e a primeira será dentro da Noite dos Tambores 2017.
GASTRONOMIA
Culinária Sagrada Afro-Brasileira, com Toninho de Oxum e Vagner Gonçalves da Silva @ Sesc Santo Amaro – 18/11, sábado, 15h
A culinária presente nos territórios tradicionais da matriz africana é o tema central da roda de conversa e da vivência no qual será possível presenciar os diversos pratos sendo preparados. Os princípios da alimentação tradicional yórùba e muitos destes pratos hoje fazem parte de nossa culinária nacional mostrando a presença das heranças e saberes africanos do nosso cotidiano. Ao final, algumas das comidas serão servidas aos participantes. A atividade é grátis.
FEIRINHAS
Feira Preta – Sesc Santo Amaro – 18 e 19/11, sábado e domingo, das 13h às 18h
Há 16 anos, a plataforma surgiu para unir empreendedores criativos que transformam sua identidade e cultura em produtos e serviços voltados ao mercado afro-brasileiro e se tornou o maior evento de cultura negra da América Latina. Será um momento de trocas e conhecimento sobre este importante segmento da população brasileira.
ROLÊS
5a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Faculdade Zumbi dos Palmares – 16 a 18/11, quinta a sábado, das 10h às 20h
Evento conta com a participação de autoridades como Elisa Lucinda, Martinho da Vila, Helio de La Peña, entre outros. Os participantes ainda terão uma pequena bonificação para acompanhar o evento.
Amem Consciência Preta – Flash Club – 19/11, domingo, 20h
Após o grande bapho no SP na Rua, a Festa Amem junta a cultura Dancehall e Vogue para um fervo celebrando a nossa Consciência Preta!
Virada da Consciência Negra – Heliópolis – 19/11, domingo, 22h
Evento terá lançamento do álbum “#AFaculdadeÉDasRuas”, Aliados da Sul & Convidados; shows com Rappin Hood & Sistema Negro (gravação de vídeo clipe) e Avante O Coletivo; batalha Peraltas Family de Mcs e Break, e muito mais.
Especial Dia da Consciência Negra – MIS – 20/11, segunda, 9h às 19h
A programação inclui o especial Soul Black Soul Dance, com Slam Poetry (competição em que poetas recitam um trabalho original) comandada por Banks Back Spin, seguida por sessão do filme Soul King Nino Brown (documentário sobre um dos nomes mais importantes do hip hop brasileiro, Kin Nino Brown, um dos fundadores da Casa de hip hop de Diadema, presidente da Zulu Nation Brasil e historiador da cultura Soul Funky e do Hip Hop mundial e nacional), seguida por bate-papo com o próprio Brown, além de Leo Papel e Sharylaine. Para fechar o evento, Nino Brown comanda as pick-up do Baile Black no flyer do térreo.
Sarau Preto LGBTQI: Cuíerlombismo #4 – Casa Preta – 26/11, domingo, 17h
Quarta edição do sarau com mic aberto, música bonita com Tatiana Nascimento e Lau e Eu, Bibi Abigail lançando zine “tragicus trópicos”, Victória Salles lançando livro “Um Jazz para Duas” e mais atrações.
TEATRO
Deodara – Espetáculo África Brasil @ Sesc Santo Amaro – 24/11, sexta, 19h
O espetáculo musical aborda manifestações musicais de matrizes africanas e afro-descendentes. Deodora em “África Brasil” tenta resignificar os valores étnicos hoje presentes em nossa sociedade. O repertório de canções e textos vem de diversos países africanos, como África do Sul, Quênia e Moçambique, e também das manifestações de cultura afro-brasileira, como Jongo, Boi e Ciranda. A entrada é gratuita.
DANÇA
Cortejo Preta Leste – Oficina Cultural Alfredo Volpi – 18/11, sábado, 16h
Evento reúne diversos grupos artísticos e de comunidades religiosas da zona leste, além de apresentação do espetáculo de dança “Em Lama Sou”, criado coletivamente na oficina. Segundo a organização, o cortejo traz à tona manifestações culturais que são renegadas socialmente. A atividade é gratuita.
PALESTRAS
Novembro Preto: Iqhiya – Conexões Diáspora Negra, Brasil – Áfricas – Centro Cultural Butantã – 7 a 21/11, terças, 19h
Durante todas as terças do mês de novembro, acontecerá um ciclo de palestras e debates: Iqhiya – Conexões Diáspora Negra, Brasil – Áfricas. Essa roda espera troca experiências, debater temas atuais e compartilhar africanidades. A ideia é ter palestrantes africanos (as) participando das rodas para compartilhar suas experiências de viver fora de Áfricas, em um Brasil que recria suas Áfricas diariamente.
40 Anos de Cadernos Negros – Casa das Rosas – 20/11, segunda, 16h30
A Casa das Rosas comemora os 40 anos de publicação da série Cadernos Negros, importante veículo da produção literária afro-brasileira. O evento conta com um mesa de debate e uma performance baseada nos textos do grupo. A publicação foi motivada principalmente pelas lutas por liberdade na África, na década de 1970, levando à independência diversos países africanos da língua portuguesa.
Protagonismo do Negro na Contemporaneidade @ Fábrica de Cultura Jaçanã – 22/11, quarta, 18h
Palestra com a participação de Bruna Salles, Junior Rocha e Derek Amorim.
Fonte: Catraca Livre