A Câmara Municipal de Ribeirão Pires realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nacionalmente no dia 19 de abril
Acompanhe abaixo o Hino Nacional Brasileiro executado pelo Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel. Acompanhe a seguir a execução.
Antes da execução do Hino Nacional Brasileiro em Tupi-guarani sob o violão do Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel, acompanhado pelo coral de alunos do curso de Guarani-Tupi-Guarani, o Pajé Xeromoin Awdju Pitotó fez uma saudação aos presentes com melodia tradicional de sua tribo.
O Dr. Paulo Oliver, advoga e ex-presidente da Comissão de Direitos de Propriedade Imaterial e Intelectual Indígena da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), eu seu pronunciamento relatou sobre seus contatos com o povo indígena no estado de Pernambuco e Manaus no estado do Amazonas no período em que estuda o curso de direito.
A sessão foi presidida pelo vereador Rubão Fernandes (PSD) e teve como orador oficial o vereador Danilo Afonso (PSB). Também participaram da solenidade os vereadores Rogério Luiz (PSB) e Edmar Oldani (PV).
A índia Ysani Aweti Kalapalo, 28 anos, da tribo Xinguana localizada na reservado do Xingú no Mato Grosso esteve presente na cerimônia.
Ativista da causa indígena, Ysani aos 12 anos de idade veio para cidade juntamente com sua família com objetivo de conhecer e estudar cultura branca.
Aos 24 anos, cursava Ciência da Computação em Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. Depois de abandonar quatro Cursos Universitários, ela também tem outros sete cursos técnicos: Teatro, Web Designer, Fotografia, Audiovisual, Programação Básica, Mídias Digitais e linguagem e expressão corporal em universidades brasileiras, com direito a bolsas de estudo em todas elas.
Fonte: Caso de política