Negra, de cabelos crespos, laço cor de rosa na cabeça e macacão alaranjado, a recém-chegada integrante da turminha
Cheia de atitude, apaixonada por música e futebol. Essa é a descrição de Milena, a nova personagem da Turma da Mônica.
Segundo informações já divulgadas, a música aparece forte na família Sustenido na figura de Dona Lalá, professora de piano, e Seu Dodô, que constrói instrumentos musicais. Eles são os avós de Milena, que é filha da veterinária Silvia – que cuida dos famosos pets do Bairro do Limoeiro – e do produtor musical Renato. Seus irmãos são Solange e Fabinho.
Os nomes dos novos personagens também têm relação musical: as primeiras sílabas formam a escala musical – Doriva (o Dodô), Renato, Milena, Fabinho, Solange, Laurinda (Lalá) e Silvia.
“Milena foi criada para reforçar a representatividade das meninas negras nos quadrinhos, animações e eventos live action, para que elas se vejam nas histórias e saibam desde cedo que são Donas da Rua”, declarou Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, em comunicado oficial.
Milena e sua família completam os personagens negros da Turma da Mônica. O primeiro deles, Jeremias, inclusive rendeu a Mauricio de Sousa o Troféu Raça Negra nas últimas semanas. A premiação reconhece personalidades que, em seus diferentes campos de atuação, contribuem para uma sociedade sem preconceitos.
Além de tratar a representatividade nos gibis, a Turma da Mônica vem investindo em iniciativas de empoderamento feminino. Um exemplo é a corrida Donas da Rua, onde Milena foi apresentada. Focada na igualdade entre meninos e meninas, a ação visa uma tarde de lazer e a perpetuação de histórias de diferentes meninas – para todas verem que podem ser o que quiser.
“O lançamento da primeira personagem desta família durante a Corrida Donas da Rua reforça a importância de elevar a autoestima das meninas e seus direitos à igualdade e diversidade de oportunidades, além de aumentar a representatividade”, completou Mônica Sousa.
Fonte: Ba de batom